03 novembro 2010

Chá de cozinha (3)



Hoje fui em um chá de panela e percebi uma coisa super IMPORTANTE: as brincadeiras!
Devemos tomar cuidado ao organizar nosso chá em relação às brincadeiras, temos que pensar que vai ter pessoas de várias idades, até mesmo de outras religiões, pessoas que podem não gostar de certas brincadeiras. Eu, por exemplo, acho muito legal na hora da noiva abrir os presentes, se ela errar tem que pintá-la e tal... mas não acho muito legal pintar as convidadas! Muita gente já fica com receio de ir ou de dar mais de um presente por conta disso, nem todo mundo gosta de ser pintado!
No meu chá podem me pintar sim, mas pintar as minhas convidadas? acho que não!
Ah! E temos que pensar também no tempo de cada brincadeira, para não ficar cansativa.
Vou postar várias brincadeiras para serem feitas em Chá de Cozinha/Panela.

1) Adivinhar o presente
Essa brincadeira é clássica: apalpando o presente a noiva vai ter que adivinhar o que é. É muito difícil que a noiva consiga descobrir o que vem dentro de cada pacote, pois tudo acaba sendo meio parecido. Só se for uma vassoura é que fica fácil. A cada erro, um castigo. (veja sugestões de castigo no final do post)

2) Jogo de Perguntas e respostas
Este tipo de brincadeira está na moda e pode ser muito divertida. A organizadora deve selecionar várias perguntas de conhecimentos gerais com suas respectivas respostas e também vários itens para o castigo. Estes itens podem ser: máscaras variadas, óculos, perucas, anéis de todos os tipos, broches, fivelinhas, maquiagem para pintura e tudo que possa ser usar para "pagar um mico". O nome de cada item deve ser escrito em um bilhetinho e colocado em um caixa para sorteio.
A organizadora divide os convidados em duas equipes e comece a perguntar, a cada erro um dos participantes retira um bilhetinho onde estará escrito qual será seu castigo. É diversão garantida.

3) EU NUNCA
Como brincar: Forma-se uma roda e a organizadora da festa deverá distribuir o mesmo número de pastilhas de chocolate para todas as convidadas (M&Ms). Uma por vez, começando pela noiva, deve dizer algo que nunca fez na vida, por exemplo: "Eu nunca fumei" ou "Eu nunca limpei um peixe", etc. Todas as convidadas que já fizeram isso deverão comer uma pastilha e a brincadeira segue até que todas tenham dito o que nunca fizeram. Quem chegar ao final com o menor número de pastilhas restantes ganha um prêmio.
Sugestões de prêmios: sabonetes artesanais, bloco de anotações, CD, caixa de bombons, bichinho de pelúcia, raspadinha, porta-retratos, sais de banho, livrinho de mensagens, etc.

4) ESTILISTAS
Como brincar: Alguns dos convidados serão divididos em times de 3 pessoas e os outros, incluindo o noivo e a noiva, serão os jurados. Cada time escolhe a sua noiva e os outros serão os estilistas que terão 4 rolos de papel higiênico e um tempo determinado para criar um modelo e vesti-la. Terminado o tempo haverá um desfile e, após a contagem dos pontos, os noivos premiarão a equipe vencedora.
Sugestão: se vocês puderem usar maquiagem e flores artificiais, ficará ainda mais divertido!
Dica: Use 3 rolos para cada time.


5) O QUE VOCÊ FARIA SE...
Como brincar: Corte vários pedaços de papel e em cada um deles escreva uma frase como: "O que você faria se você ficasse presa no elevador com um homem maravilhoso?" ou "O que você faria se no dia do seu casamento, seu noivo encontrasse a ex?", etc. Vá alternando as perguntas com coisas boas, ruins e situações estranhas. Distribua os papéis entre as convidadas para que cada uma responda uma pergunta. Em seguida recolha as respostas, embaralhe e redistribua entre as convidadas. Façam uma roda e comece lendo a sua pergunta. A pessoa seguinte deverá responder a pergunta com resposta que está no papel dela e em seguida deverá fazer sua pergunta para a próxima e assim por diante. É super divertido!

6) BATATA QUENTE
Como brincar: A organizadora da festa deverá separar vários itens como: touca de banho, meia-calça colorida, máscaras (de oncinha, do zorro, de coelhinha, de mulher gato, etc), enfim, tudo que ela encontrar de baratinho e brega. Deve também escolher algumas coisas legais como: anéis, broches, fivelinhas, batom, mini buquês, etc.
Ela coloca uma música e, escondida das demais convidadas, esconde algo na caixa. A caixa deverá passar de mão em mão na roda e quando a organizadora parar a música, a pessoa que estiver com ela deverá abri-la e vestir ou usar o que estiver dentro. No final da festa as convidadas poderão levar seus "presentes" pra casa.


7) BOLA DE LÃ
Como brincar: A pessoa que está organizando o chá ficará com um novelo de lã na mão. A cada convidado que chegar será pedido que corte um pedaço da lã do tamanho que quiser e guarde. Os convidados não deverão saber para que será usado esse fio até que todos estejam presentes e com seus respectivos pedaços em mãos.
Forma-se um círculo com as pessoas presentes e a anfitriã irá explicar a brincadeira: cada um terá que se apresentar e dizer alguma coisa sobre a noiva ou sobre os noivos enquanto enrola todo o pedaço de lã no dedo (como se conheceram, uma situação engraçada que passaram juntas, um momento importante, etc). Quem pegou o maior pedaço terá que se virar para falar até terminar de enrolar tudo.


8) PRIMEIRO LIVRO DE RECEITAS
Providenciar um fichário pequeno com um bloco de folhas.
Junto com a entrega do convite, deve ir uma folha do fichário para que a convidada escreva uma receita.
No dia do Chá de Cozinha, as receitas serão reunidas no fichário.


9) ENTREVISTA SOBRE O NOIVO
Fazer uma lista com perguntas sobre o Noivo, para ver se a Noiva o conhece bem.
Exemplos: qual o prato preferido dele? Qual a cor preferida? Música? Hobby? Quando começaram a namorar? O que ele mais gosta na noiva? Etc.
Solicitar as respostas ao Noivo com antecedência, cada resposta escrita em uma folha de sulfite.
Na hora da brincadeira, se faz 1 pergunta por vez e ela responde, na tentativa de acertar.


10) MÍMICA
A pessoa que deu o presente irá, antes de entregá-lo, explicar o que é através de mímica. Marca-se um tempo no relógio, geralmente um minuto. Se a noiva adivinhar, a convidada leva o castigo.

11) ADIVINHA?
Mostrar duas fotos de convidadas quando eram crianças e a noiva deverá adivinhar quem são as duas, no tempo de 10 segundos.

12) BINGO DAS BOLSAS
Cada convidada coloca a bolsa em sua frente enquanto alguém lê uma lista de coisas que podem ser achadas dentro de uma bolsa feminina. Que tirar o item de sua bolsa primeiro ganha um prêmio (alternativamente, quem não tirar paga uma prenda). Comece a lista com itens normais como batom ou escova, e coloque itens bem diferentes no final, como uma agulha ou escova de dentes.

13) BINGO DA NOIVA
Faça cartelas de bingo com 25 espaços vazios como uma cartela normal. Peça para que os convidados escrevam nos espaços os presentes que a noiva devera ganhar no cha de panela. A cada presente que ela abrir, a convidada que possui o item devera fazer uma cruz no item da sua cartela. Ganha a convidadada que preencher a carreira de 5 primeiros.

14) DANDO CONSELHOS PARA A NOIVA
Distribua papel e caneta para as convidadas e peça para que elas escrevam conselhos para a noiva, como por exemplo “nunca durmam brigados” e peça para depositarem numa caixa. Peça para a noiva ler alguns conselhos em voz alta. 

15) DICAS PARA A NOIVA SER UMA BOA ESPOSA
Quando cada convidada, ao chegar na festa, deve escrever num caderninho uma dica para a noiva ser uma boa esposa ou boa dona de casa. Vale aqui coisas engraçadas. Na hora de abrir os presentes, a noiva tem que advinhar quem escreveu cada “dica”, e se errar, paga o castigo. O legal é que o livrinho com as “dicas das amigas” fica de lembrança para a noiva.

SUGESTÕES DE CASTIGOS:
- procurar a aliança em um prato cheio de farinha ou de gelatina
- pintar o rosto
- prender o cabelo com papel higiênico
- cantar, declamar poesia, contar piada
- dançar valsa com a vassoura
- fazer um vestido de noiva com papel higiênico
- ao invés de tirar roupa, ir colocando várias peças.



beijiinhos
;*

2 comentários:

Magridt Gollnick da Luz disse...

Olá querida, seu blog é um prato cheio p as noivinhas, parabéns!!!
Vou aproveitar p te convidar para conhecer meu Blog de decoração http://atraiumeuolhar.blogspot.com/
Estou esperando você por lá!
bjinho

Magridt Gollnick da Luz disse...

Seguindo tbém!
bjinho