20 março 2012

Lista de convidados: o terror para a maioria das noivas!

Hoje vim falar sobre um item essencial que tira o sono de muitas noivas: a lista de convidados.
Vou falar um pouco pra vocês sobre como começar, como fazer para conseguir terminar a lista sem deixar nenhum amigo de fora e principalmente como ficar dentro do seu limite de convidados.

Para uma festa de noivado é muito mais simples pois você deve convidar apenas pessoas que são próximas a você e do noivo e que com certeza devem ir, na hora de convidar as pessoas já costumam dizer se vão ou não. Na nossa festa de noivado, convidamos 51 pessoas e apenas 1 não pôde ir.

Para a festa de casamento, já é mais complicado.

Primeiro passo: quando decidirem que irão se casar, comece a fazer uma lista com o nome de todos da sua família e amigos. Coloque todas as pessoas que você lembrar, peça que seu noivo faça o mesmo. Eu utilizei uma planilha do Excel. Onde a estrutura era:
Nome do convidado / Quantidade de adultos que virão com essa pessoa / Quantidade de crianças
Por exemplo: Vou convidar um tio que tem uma esposa, dois filhos adultos e 1 criança. Então eu já vou fazendo nessa planilha a quantidade  para que no final saiba quantos adultos e crianças estão na lista.
Nessa mesma planilha, faça uma "guia" para FAMILIA PATERNA, FAMILIA MATERNA, AMIGOS DOS MEUS PAIS, MEUS AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO; ou qualquer outra característica dos convidados. Essa divisão vai ajudar na hora da seleção.


Segundo passo: Vai demorar algum tempo para você conseguir fechar a lista. Imprima e coloque na sua bolsa, à medida que você for lembrando o nome de mais alguém você acrescenta na lista.

Terceiro passo: Pegue a lista e selecione o item FAMÍLIA. Sente com seus pais e veja se você colocou o nome de todos da família. Depois converse sobre a quantidade de pessoas da sua família que já estão na lista. Lembre-se que ainda falta a família do noivo, amigos de ambos...
Retire da lista aquele tio que você nem conhece, aquele primo do seu pai que você conheceu quando era criança, aquela prima da sua mãe que nem lembra que você existe, aquele parente que não liga pra você(s) há anos, aquele outro que nunca lembra do seu aniversário, que não frequenta sua casa... o mesmo deve ser feito na lista do noivo.

Quarto passo: Selecione os AMIGOS dos seu pais da lista. Escolha aquelas pessoas que tanto seus pais quanto você tem sempre contato, frequentam sua casa...
Depois, selecione as pessoas mais importantes pra você no item AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO e de outros que você tenha escolhido.


Quinto passo: Antes de fechar a lista, você precisa ter contratado os itens "local da festa" e"buffet" para saber a quantidade de pessoas que você poderá convidar.
No convite individual, peça que os convidados confirmem a presença. Na hora de entregar o convite, diga ao convidado que dentro tem o convite individual e que ele precisa confirmar a presença. No meu caso, no convite individual dizia que era pra confirmar a presença até a data "tal" e que essa confirmação poderia ser feita através do telefone "tal" ou pelo site http://www.aniepaulo.com/
Deu super certo! Minha mãe, minha sogra, minha irmã e amigas ajudaram a lembrar o pessoal que ainda não tinha confirmado. Assim eu já ficava sabendo quem iria ou não e ia anotando em uma outra planilha todos os nomes de quem confirmou, quem faltava confirmar e quem avisou que não poderia ir.

Sexto passo: Lembre-se de fazer "a margem de erro". Por exemplo: convidamos cerca de 410 pessoas. Sendo que muitas dessas pessoas moravam longe e a gente já sabia que não iria. A família do pai do noivo, por exemplo, não foi ninguém. Eles não tinham muito contato com o marido, moram longe e tal. Aí eu e o marido fomos lá num domingo levar os convites e eles disseram que não poderiam ir e ainda entregaram presentes pra gente naquele dia mesmo...
Mesmo assim eu fiquei bem apavorada pois eu só queria convidar 300 pessoas para que pudessem ficar bem acomodadas no local da festa. No fim das contas, cerca de 300 pessoas confirmaram presença (por telefone, pessoalmente e a maioria pelo site). No dia do casamento, 24 pessoas que confirmaram a presença, não foram na recepção e 6 pessoas que não estava previsto que fosse, acabaram indo e minha irmã liberou os convites individuais pra elas lá na igreja. Não tivemos nenhuma mesa vazia, apenas cadeiras. Até porque tinha alguns casais, por exemplo, que não conheciam ninguém, acabaram sentando numa mesa sozinhos. Então as cadeiras que estavam na mesa deles ficaram vazias. Mas antes ter cadeiras vazias do que mesas não é mesmo? Pois assim ainda passa despercebido. Tivemos 282 convidados.

É muito importante que você estabeleça critérios na hora de selecionar as pessoas da lista. Veja quem realmente vocês desejam que esteja presente nesse dia tão inesquecível!
Espero que eu tenha ajudado pelo menos um pouquinho àquelas noivas que estão fazendo sua lista de convidados.



Um pouco da visão do salão onde estavam os nossos convidados... saudade desse dia! *-*

beijinhos
;*

8 comentários:

Cris disse...

Sua dica foi ótima...
Saiba que eu vou tentar segui-la só o que pega é que não sei mexer com a planilha excel kkk fiz cursinho mas não me lembro nadica de nada rs ô vergonha meu Deus!
A minha lista não poderá ultrapassar 200 convidados, então eu posso chamar quantos a mais se por ventura tiver aqueles que faltam?
Bjs

Lalah Melo disse...

Ai, Ani, nem me lembra dessa parte pq foi a pior do meu casamento!
Fechamos nosso número em 150 e o sufoco pra caber todo mundo na lista!
Credo, difícil demais! rs
Bjos!!!

Suzy disse...

Ani suas dicas estão ótimas, pq nós q casamos sabemos o qto é difícil a lista né?!?!
Ainda bem q no final deu tdo certo !

beijos

Acsa s2 Giulian disse...

ótima dica...tentei fazer uma lista um dia só por curiosidade e desisti de cara, vou ter que me preparar muito bem psicologicamente pra fazer isso direito quando for a minha vez ausahsh....

Bjus

Noiva Cuiabana disse...

Essa foi a pior parte pra mim tbm.. Nossa primeira lista tinha quase 200 convidados, mas após mta conversa, choro, stress conseguimos fechar em 130 convidados e 120 presenças!

Rosi Silva disse...

ja ando rabiscando por aqui e resolvi tirar as tias irmãs do vÔ e da vÓ que nem tem consideração pela gente.. vai ter no mínimo 100 convidados da minha parte mais já a do noivo ô família grande viu*

beijos

Hilana disse...

Ai nem fala to nesse dilema, meu casamento tá pertinho né...
Para quantas pessoas foi a sua festa?? Vc chamou bastante pessoas a mais né??
Menina nem preciso falar que fiquei até agora vendo tooodos os seu relatos... Adorei!!
Obrigada pela visita lá no apê...
Já te seguindo viu?

Bjsss

Amanda Tosta disse...

Ani amei seu blog e to te seguindo!
Acabei de fazer o meu, fique a vontade para me visitar e me seguir também: www.meusonhodeprincesa.blogspot.com.br

Bom fim de semana!

bjim ;)