23 maio 2013

"Vou casar, por onde começo?"

Esse é um questionamento muito comum entre os casais que decidiram tomar essa decisão tão importante mas que não sabem por onde devem iniciar os preparativos.
Sabemos que é MUITA coisa para resolver e ficamos perdidas nesse momento. Por isso, resolvi dar algumas dicas para você que também quer começar os preparativos mas não sabe por onde.


Decidir a data do casamento. Muitas coisas podem influenciar a escolha como, por exemplo, o cuidado com os feriado pois, tem muita gente que gosta de viajar e você terá que convidar com bastante antecedência para que eles não marquem compromisso. Acho interessante marcar o casamento com no mínimo 1 ano de antecedência para que vocês possam planejar melhor, pesquisar e fazer orçamentos. Casamentos marcados com pouco tempo de antecedência costumam ser mais caros porque vai encontrar muitos fornecedores que já tem data reservada.Decida em qual igreja ou local será realizada a cerimônia - se vão querer casar na igreja ou será no mesmo local da festa..
Escolha o estilo de casamento: será uma festa formal, informal, pequena, grande...

Contrate uma assessoria/cerimonialista para que tudo saia do jeito que vocês planejam.




Inicie a lista de convidados: Coloque primeiro todos os familiares, depois as pessoas que não podem deixar de participar desse momento...
    Costumo dizer que a lista de convidados é um processo, até a data da entrega de convites você vai tirar e/ou colocar nomes, vai se escabelar por conta disso mas no final dá tudo certo. rs



    Comece a fazer orçamentos com os cerimoniais e buffet's. Lembre-se de fazer uma lista de perguntas, dúvidas, antes de fazer os orçamentos (de qualquer tipo). Compare qual é o melhor unindo preço, qualidade e condições. Faça degustação dos pratos e feche o menu. Coloque nos contratos tudo o que foi combinado com os fornecedores.Se possível, contrate uma cerimonialista para ajudar nos preparativos, principalmente quem tem a vida "corrida" e não tem muito tempo para estar vendo esses detalhes.Escolha quais serão as flores e o modelo do buquê e da ornamentação da igreja e/ou do local da festa. Lembre-se de dar preferência às flores da estação, são mais baratas.

    Faça orçamentos de fotografia, filmagem. Compare preços e condições mas, principalmente,  a qualidade. Não vai adiantar nada comprar o vestido mais lindo do mundo, fazer a melhor festa, se o fotógrafo não souber valorizar isso, não tiver um olhar aguçado para os detalhes.





    Comece a busca pelo vestido de noiva. Caso opte por fazer um vestido exclusivo para você, inicie essa busca bem antes pois o processo é demorado. Lembre-se de combinar a data que irá pegar o vestido e a data de devolução(se for alugado). Caso vocês façam fotos externas, marque a data de devolução do vestido de acordo com a data da sessão. Depois de escolher o vestido, escolha os acessórios de cabelo, brincos... e o sapato! Cuide para que estejam em harmonia com o vestido.




    O noivo também deve começar a busca pelo traje. Escolha o tipo de traje que quer usar (já postei aqui no blog sobre esse assunto).

    Marque as fotos da E-session (fotos pré-casamento)



    Reserve o salão onde você irá se arrumar ou ainda passar o dia de noiva, com massagens e muito mais. Reserve com antecedência e não esqueça de pegar referências sobre os serviços, para que não haja nenhum imprevisto. Combine se fará teste de penteado e caso vá fazer fotos externas, já deixe reservada a data (combinada com o fotógrafo) para o 2º penteado e 2ª make.



    Reserve o hotel da noite de núpcias. Procure conhecer os serviços que o hotel oferece e reserve também com antecedência.




    Pesquisem sobre lugares para Lua de Mel e façam suas reservas.


    Caso queira, comece a pesquisar DJ's e reserve com antecedência. Bons DJ's são sempre solicitados com antecedência.

    Escolha o modelo do convite e faça os orçamentos. Peça algumas provas do convite e só aprove quando estiver do jeitinho que você sempre sonhou. Marque uma data para começar a entrega dos convites. Eu fiz um "Save the Date" (pré convite para as pessoas reservarem a data) e depois de quase 2 meses eu entreguei o convite.


    Caso vocês usem a mesma aliança do noivado, mande polir uns 2 dias antes (vai depender da sua disponibilidade) e guarde na caixinha até o dia do casamento.




    Faça as listas de presentes.Vá ao cartório uns 3 meses antes para providenciar toda papelada para dar entrada no casamento civil.

    Faça degustação de bolo, doces, bem-casados...

    Faça o orçamento das lembrancinhas.

Prepare o chá de despedida de solteira: decida o tipo de chá (chá de panela, de lingerie, barnela...).
o meu foi chá de lingerie



Eu e o marido decidimos fazer um site de casamento onde colocamos um pouco sobre os preparativos do casamento, confirmação de presença, onde iriamos passar a lua de mel, etc.
O link do site foi escrito no convite e assim todos os convidados tiveram acesso aos preparativos.

    Certos itens você mesma pode fazer, então, inicie as confecções com antecedência para que possa fazer aos poucos, para que não fique sobrecarregada.

Aqui no blog você também encontra um modelo de check-list para ajudar nos preparativos, modifique de acordo com a sua necessidade. Clique aqui.

Paralelo a tudo isso, cuide dos preparativos do futuro lar de vocês.
E lembre-se do verdadeiro sentido do casamento. Depois que passa a festa, serão apenas vocês dois. Procurem ser sempre amigos, cúmplices! Ame cada dia mais e tenha sempre Deus em primeiro lugar, assim, nada dará errado! :)

Espero que essas dicas possam amenizar a dificuldade de saber por onde começar.

Ah! Siga Papos da Ani no facebook e acompanhe as novidades.
Clique aqui

beijinhos
;*

2 comentários:

Fran Huesa disse...

Adorei o post, super planejado...

bjos

Anônimo disse...

Ameeeeei . beijos