10 dezembro 2010

Secagem de buquês


Hoje aproveito pra falar sobre secagem de buquês, talvez muitas desconheçam essa técnica... mas ela existe e é muuuito legal!
A confecção e a conservação do seu bouquet pode ser feita por artesãos, floristas ou outros profissionais especializados através de diferentes processos que viabilizam a durabilidade das flores.
Achei na net essas dicas, mas eu aconselho procurar alguém profissional né?!

Dicas e técnicas para secagem de flores

Primeiro é necessário garantir que o seu bouquet de flores vai secar bem. Os botões não devem estar completamente abertos ou irão perder as pétalas durante o processo de secagem. Deve também considerar o tipo de flores a usar para este processo. A secagem ao ar funciona para variedades de flores mais robustas como as rosas ou tipologias florais mais pequenas e de longa duração como a lavanda. Para flores mais delicadas como os lírios, devem ser utilizadas outras técnicas como a “pressão”. Gerberas, margaridas, crisântemos, rosas e tulipas são bons candidatos para a secagem em microondas! Um processo inovador que irá preservar de forma mais eficaz a cor e estrutura das flores.

Secar flores ao ar
1.
Retire o excesso de folhagem das flores e corte os caules na altura desejada (não demasiado curtos). Para ajudar as suas flores a manter a cor durante o processo de secagem é importante removê-las da luz do sol logo que forem cortadas. Junte e prenda os caules se quiser secar um bouquet, ou deixe as flores individualmente.

2. Escolha uma área escura, seca e com espaço. Por exemplo um roupeiro que não utilize. Com fio dental simples, prenda e pendure as flores ou bouquet (por exemplo num cabide). Pode pendurar duas flores ou ramos em cada lado do cabine ou apenas um no meio. Uma vez seguras, as flores devem ser penduradas pelos caules com a flor para baixo. Deixe as flores assim por duas ou três semanas e certifique-se que não as remove até estarem completamente secas.

3. Após o processo de secagem remova as flores dos cabides e pulverize as mesmas com laca para cabelo para lhes dar uma protecção extra. Pode agora expor as suas flores em casa, removendo as pétalas secas para colocar em recipentes, ou usá-las em artes decorativas. Tenha atenção que as flores secas não gostam da luz do sol ou do calor extremo.

Como secar flores no microondas1. Utilize um recipiente próprio para microondas onde possa colocar as suas flores (não use um prato que queira utilizar para comida depois deste projecto). As suas flores vão secar de acordo com a forma do recipente se não as suportar, por isso vai precisar de colocar bolinhas de silica gel no recipente para manter as flores na sua forma original. Cubra o fundo do recipiente com cerca de três cm de silica gel (ou o necessário se os botões forem maiores) coloque as suas flores no gel com a abertura da flor para cima e, cuidadosamente distribua o gel para que todas as pétalas estejam posicionadas a seu agrado para secar correctamente. Se não houver cuidado com o gel as folhas podem ficar espalmadas. O silica gel pode ser usado várias vezes.

2. A temperatura e tempo variam de flor para flor, não é uma ciência exacta, por isso encontre a fórmula ideal através da experiência. Coloque o seu recipiente sem tampa no microondas. Uma aposta segura é começar o microondas um ou dois níveis acima do descongelamento, 2 a 5 minutos. As rosas podem resistir a maior calor, as margaridas preferem temperaturas mais baixas. Experimente primeiro com pouco tempo, verificando o processo de secagem das flores gradualmente. Se lhe parecer que não estão a secar, pode sempre aumentar o calor e o tempo de exposição ao mesmo.

3. Umas vez as flores secas abra o microondas e imediatamente cubra o recipiente. Remova o recipiente coberto do microondas, abra cerca de meio cm a tampa, e deixe repousar por 24h. Uma vez arrefecidas as flores, limpe as pétalas com um pincel suave e pulverize as mesmas com um spray acrílico.

Agora olhem essas fotos...eu descobri o blog dela, olha que trabalho perfeito.
Pra quem se interessou, o blog dela é http://www.noivabelle.blogspot.com/
Geeente eu quero "eternizar" o meu buquê também! *.*




 Gostaram? eu amei! *.*
 Meninas não vou poder responder os comentários anteriores hoje porque meu noivo tá chegando aqui, então eu tenho que ir namorar né gente! hhihiihihihi
Ótimo fim de semana pra vocês!

beijinhos
;*

12 comentários:

Julie disse...

Ainda bem que conseguiu o cachorro de volta!!!

bjs

Gabi Soares disse...

Eu nunca havia visto isso... acredita?
Que coisa perfeita... eu também vou querer, de CERTEZA!
Obrigada pelas excelentes dicas, sempre!


http://gabisoaress.blogspot.com/

Viviane♥Robson disse...

Eu já tinha visto isso antes,
tomara que eu ache algum lugar aqui que faça isso =)
Tbm sou evangélica,da Maranata...É que eu estava lendo seu blog e vi que tinha algumas coisas parecidas com a ICM..hehe
Beijão...e que bom que conseguiu o cachorrinho de volta!

Viviane♥Robson disse...

Legaal mesmo! hehe
Sou de Florianópolis-SC
Ai, é tão bom quando tem casamento,né?
Eu amo! Até choro...hehehe

Beijo

Emanuelle disse...

Eu acho uma ideia super legal pois dá para guardar o buque né!
Fico feliz pelo cachorrinho.
Hoje tambem vou num casamento, eba! rs
bjinhus

Arieli disse...

Que legal! Tira muitas fotos pra gente mesmo!!
E essa história de secar o buquê? Gente, o povo inventa de tudo porque sabem que a gente vai querer, né? hehehe



Beijos!

Noivinha Lu disse...

Menina!! Que técnica linda!!!

Eu quero!!!

Obrigada pelo carinho no meu cantinho..beijocas...

Maura disse...

EBa... feliz pelo cachorrinho... que legal essa técnica hein? Mas acho que o meu buquezinho vai ficar só nas fotos mesmo... hehehe
Bjos

Ki disse...

OII linda como vai???
Tbm estou amando seu cantinho e já estou te seguindo... Com certeza vamos trocar mtaaaassss idéias até o nosso big day!!!
Bjoss
Kizzy

Anita Campos disse...

Ola querida...
muito obrigada pelo seu comentáriolá noblog e os bons desejos nomeu aniversário q assim seja p mim e p vc tbm

mil beijos
Anita

TatiBusa disse...

Nossa nunca tinha visto isso deve ficar lindo é uma lembrança para a vida toda!!

TatiBusa disse...

Ha e esperamos fotos do casamento.